Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/251026/slider/d164732bb6e15cf942614b752eb7a760.png
16ª Conferência Municipal de Saúde fortalece a participação popular e define propostas para o futuro da saúde em Marilena
Evento reuniu autoridades, profissionais da saúde e comunidade para discutir políticas públicas, eleger representantes e definir delegados para a Conferência Estadual de Saúde
Por Administrador
Publicado em 27/06/2026 10:49
Região

A Prefeitura de Marilena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (24), a 16ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo autoridades, profissionais da saúde, representantes de entidades e a população para debater políticas públicas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil", a conferência teve como principal objetivo promover a participação popular na construção de propostas que contribuam para a melhoria dos serviços de saúde no município.

A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanderson Aparecido Martins; pela Secretária Municipal de Saúde, Renata Caroline Balico; pelo Prefeito Municipal, Célio Lelis da Mata; pelo Vice-Prefeito, Edmar Rocha Júnior; pelo Presidente da Câmara Municipal, Willian Rumachella, representando a Câmara de Vereadores; pela Dra. Marjorie de Carvalho Lopes, médica e palestrante; pelo representante religioso José Rivaldo, além da presença de secretários municipais, demais autoridades, profissionais da saúde e membros da comunidade.

Durante a abertura, as autoridades destacaram a importância da participação da sociedade na definição das políticas públicas de saúde, reforçando o compromisso do município com um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente e acessível.

Na sequência, a Dra. Marjorie de Carvalho Lopes conduziu a apresentação e deliberação do tema central da conferência. Em sua palestra, apresentou um panorama da saúde pública municipal, destacando indicadores relacionados ao número de consultas realizadas, aos casos de dengue registrados no município e aos acidentes atendidos pela rede de saúde. Também reforçou a importância da prevenção e do autocuidado, chamando a atenção para a necessidade de homens e mulheres adotarem hábitos saudáveis, realizarem exames preventivos e manterem o acompanhamento regular da saúde.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos temáticos para discutir prioridades e elaborar propostas voltadas às áreas de Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Trabalhador e Saúde do Homem. As sugestões apresentadas pelos grupos foram debatidas e posteriormente votadas em plenária, fortalecendo a participação democrática da população na construção das diretrizes da saúde municipal.

Outro momento importante da conferência foi a definição das entidades indicadas para compor o novo Conselho Municipal de Saúde. Foram escolhidos representantes da Pastoral da Criança, Sindicato Rural, Gestão Municipal, Mulheres Empreendedoras, APAE, Representantes dos Trabalhadores, Associação de Bairros e Representante Religioso, garantindo ampla representatividade dos diversos segmentos da sociedade na atuação do Conselho.

Durante o encerramento dos trabalhos, também foram apresentados os representantes escolhidos para atuar como delegados do município na Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em Curitiba, representando Marilena nas discussões estaduais sobre as políticas públicas de saúde.

A realização da 16ª Conferência Municipal reafirma o compromisso da Administração Municipal, da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde com a construção de uma saúde pública cada vez mais participativa, fortalecendo o diálogo entre o poder público e a comunidade para o desenvolvimento de ações que atendam às necessidades da população.

Comentários